Fontes de Informação: Bibliotecas Virtuais, Periódicos, etc.

Fontes de informações

 

Fontes de informação são geralmente classificadas como fontes primárias, secundárias e terciárias, dependendo da sua originalidade e sua proximidade com a fonte de origem.

Tipos

Primária: novas informações ou novas interpretações de ideias. Exemplos: Congressos e Conferências, Legislação, Nomes e Marcas Comercias, Normas Técnicas, Patentes, Periódicos, Projetos e Pesquisas em andamento, Relatório Técnicos, Teses e Dissertações, Traduções.

Secundárias: organizadores dos documentos primários e guiam o leitor para eles. Exemplos: Base de dados e Banco de Dados, Bibliografias e índices, Biografia, Catálogos de Bibliotecas, Centros de Pesquisas e Laboratórios, Dicionários e Enciclopédias, Dicionários Bilíngües e Multilíngües, Feiras e Exposições, Filmes e Vídeos, Fontes Históricas, Livros, Manuais.

Terciárias: são sinalizadores de localização ou indicadores sobre os documentos primários ou secundários, além de informação factual.

 

Disponibilizamos algumas indicações de pesquisa com um possível critério de qualidade no objetivo de recuperar um referencial bibliográfico que não apresente tantas inconstâncias das informações encontradas na internet.

 

Bibliotecas Virtuais de Livre Acesso

Períodicos on-line de Livre Acesso

Relatório Periódicos Biblioteca Central Uncisal

Rede Unida (E-books)

Disponibiliza de forma gratuita publicação de livros e artigos em Saúde Coletiva no Brasil. Sua extensa Biblioteca Digital disponibiliza títulos de forma gratuita a todas os/as interessado/as. Assim como a Associação Brasileira da Rede Unida, que nasce do interesse em promover e ampliar o campo da investigação científica na busca de um repensar sobre a formação dos profissionais e serviços de saúde, a Editora Rede Unida, criada em agosto de 2013. mantêm também essa gênese, com publicações plurais, cuja visão interdisciplinar, somada a elementos epistemológicos e sociais, procura qualificar e intensificar os debates em Saúde Coletiva, tanto em seu campo científico, quanto no âmbito de suas práticas.

Todos os Direitos Reservados

 

 

 

                                                 

 

Fontes:

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.

Cativo, Sobre Jorge. Biblioteconomia Digital: informação, tecnologia e conhecimento. Disponível em:<https://www.biblioteconomiadigital.com.br/2012/02/fontes-de-informacao-conceitos-e-tipos.html> Acesso em: 22 de out.2018

EDITORA REDE UNIDA – 2018. Todos os Direitos Reservados. Disponível em:<http://editora.redeunida.org.br/editora-rede-unida/catalogo/titulo/>

Oliveira, André de Jesus. Fontes de Informação. Disponível em: <http://magisterandre.blogspot.com/2013/02/fontes-primarias-secundarias-e.html> Acesso em: 22 de out.2018