Acessibilidade Informacional

A Biblioteca Central preocupada com a Educação Inclusiva na Uncisal, disponibiliza links de modo a satisfazer inicialmente necessidades de busca de informação para deficientes visuais. A acessibilidade e adaptação oferecida pela biblioteca universitária possibilita a melhor aprendizagem do estudante, contribuindo assim, para o seu bom rendimento na universidade.

 

 

VLIBRAS – Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

DOSVOX – sistema operacional que se comunica com o usuário através de síntese de voz, em português, o qual foi produzido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ e possui distribuição gratuita. Com a disponibilização de computadores conectados à Internet e o uso do DOSVOX, o deficiente visual consegue acessar as informações da Internet, e todos os serviços disponíveis na rede mundial de computadores. Considerando tal dimensão de benefícios, o deficiente poderá acessar um universo muito grande de informações para atender aos mais diversos interesses.

Delta Talk – programa nacional que permite a interação com o computador de maneira natural. O programa fala adequadamente e existe a opção de escolha de três vozes diferentes. Números, datas, horas e abreviações são lidos com entonação determinada automaticamente, através de análise linguísticas do texto.

Virtual Vision – software pago e desenvolvido em 1997 pela empresa Micropower, dos Estados Unidos. O Virtual Vision lê para o usuário todo conteúdo da tela selecionado por meio do teclado, inclusive planilhas, tabelas e sites na Internet. Roda em ambiente Windows e é capaz de interagir com diversos programas como os do pacote Office, Internet Explorer, MSN, Skype, dentre outros.

Jaws – software pago e considerado um dos leitores de tela mais populares e mais completos do mundo, produzido pela empresa norte americana Freedom Scientific, roda em português e possui um software de sintetizador de voz que utiliza a própria placa de som do computador.

Openbook – converte o texto escaneado em texto eletrônico para ser lido pelo sintetizador de voz ou convertido em MP3. As pessoas com visão subnormal podem escolher entre a exibição visual por ampliação, espaçamento especial entre caracteres e ajuste de cores de alto contraste, é um OCR (Optical Character), uma tecnologia para reconhecimento óptico dos caracteres. A versão mais atual é a OpenBook 9.0.

Magic – é um programa que traz as funções de síntese de voz e ampliação simultaneamente. Próprio para usuários com visão subnormal. Pode ser ajustado de acordo com as necessidades do usuário e aumenta de 2 a 16 vezes a informação selecionada ou Braille.

 

Fundação Dorina Nowill

Instituto Benjamin Constant

Programa MecDaisy (geração de livros digitais falados). O software pode ser baixado gratuitamente na internet, e o programa pode ser rodado em Windows ou Linux10.

Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual (CEBRAV).

 

 

Fonte:

Fialho, Janaina ; Silva, Daiane de Oliveira. Informação e conhecimento acessíveis aos deficientes visuais nas bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.1, p.153-168, jan./mar. 2012