Fontes de Informação: Bibliotecas Virtuais, Periódicos, etc.

Fontes de informações

 

Fontes de informação são geralmente classificadas como fontes primárias, secundárias e terciárias, dependendo da sua originalidade e sua proximidade com a fonte de origem.

Tipos

Primária: novas informações ou novas interpretações de idéias. Exemplos: Congressos e Conferências, Legislação, Nomes e Marcas Comercias, Normas Técnicas, Patentes, Periódicos, Projetos e Pesquisas em andamento, Relatório Técnicos, Teses e Dissertações, Traduções.

Secundárias: organizadores dos documentos primários e guiam o leitor para eles. Exemplos: Base de dados e Banco de Dados, Bibliografias e índices, Biografia, Catálogos de Bibliotecas, Centros de Pesquisas e Laboratórios, Dicionários e Enciclopédias, Dicionários Bilíngües e Multilíngües, Feiras e Exposições, Filmes e Vídeos, Fontes Históricas, Livros, Manuais.

Terciárias: são sinalizadores de localização ou indicadores sobre os documentos primários ou secundários, além de informação factual.

 

Disponibilizamos algumas indicações de pesquisa com um possível critério de qualidade no objetivo de recuperar um referencial bibliográfico que não apresente tantas inconstâncias das informações encontradas na internet.

 

Bibliotecas Virtuais de Livre Acesso

 

Períodicos on-line de Livre Acesso

 

Relatório Periódicos Biblioteca Central Uncisal

 

 

 

 

                                                 

 

Fontes:

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.

Cativo, Sobre Jorge. Biblioteconomia Digital: informação, tecnologia e conhecimento. Disponível em:<https://www.biblioteconomiadigital.com.br/2012/02/fontes-de-informacao-conceitos-e-tipos.html> Acesso em: 22 de out.2018

Oliveira, André de Jesus. Fontes de Informação. Disponível em: <http://magisterandre.blogspot.com/2013/02/fontes-primarias-secundarias-e.html> Acesso em: 22 de out.2018