Catalogação da Publicação

Ficha Catalográfica

É uma ficha que contém as informações bibliográficas (autor, título, local de publicação, editora, assuntos e etc) necessárias para identificação da obra. A ficha catalográfica da obra (TCCs, dissertações, teses) deve constar no verso da folha de rosto contida num retângulo de aproximadamente 12,5 x 7,5 cm formatado.

Graduação

Para a confecção da ficha catalográfica, o usuário precisa preencher os campos disponíveis no formulário com os dados do TCCs. O programa fará a ordenação e formatação correta dos dados, apresentando a ficha finalizada e normalizada, em um arquivo PDF, disponível para download e ou impressão.

Faça sua ficha catalográfica – Aqui!

O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica para TCCs foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades dos discentes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

 

Dissertações, teses, livros e periódicos

Para solicitação da ficha catalográfica de dissertações, teses, livros e periódicos o interessado deverá encaminhar o arquivo do formulário preenchido para o e-mail: biblioteca@uncisal.edu.br, com uma (01) semana de antecedência. Anexar arquivos. A ficha catalográfica será enviada para o e-mail do solicitante, respeitando a ordem de solicitação e a demanda.

*Comunidade Acadêmica UNCISAL

Formulário para tese e dissertação(anexar resumo);

formulário para livros e outras publicações (anexar folha de rosto, apresentação e sumário);

formulário para periódico (revista) (anexar folha de rosto, apresentação e sumário).

 

Prazo e forma de entrega

A ficha catalográfica para TCCs será enviada para o e-mail do solicitante no prazo mínimo de 05 dias úteis, a contar da data de solicitação, respeitando a ordem de solicitação e a demanda. No caso de o assunto da ficha catalográfica ser considerado de difícil análise, e sendo necessária a sua associação com outros assuntos relacionados na Tabela de Classificação (CDU), o envio da mesma poderá ultrapassar o prazo em até no máximo de 10 dias úteis.

  • o preenchimento incompleto do formulário de solicitação impossibilitará a confecção da ficha catalográfica.
  • os formulários de solicitação com as informações técnicas utilizadas para a elaboração das fichas catalográficas não permanecerão arquivados para uma posterior utilização.

 

Informações importantes

Em uma publicação, o último item a ser providenciado é a ficha catalográfica, uma vez que nela devem constar os dados de identificação da obra. A catalogação na publicação é elaborada por um profissional bibliotecário, de acordo com os padrões estabelecidos no Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) vigente e na Norma brasileira NBR 12.899 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Já as palavras-chave que compõem a ficha catalográfica são assuntos, definidos a partir de um vocabulário controlado, que têm o objetivo de permitir o uso de terminologia comum para pesquisa em bibliotecas, proporcionando um meio consistente e único para a recuperação da informação. No formulário, o usuário preenche sugestões de palavras-chave (assuntos), definidos em linguagem natural, que o bibliotecário converte em linguagem controlada, que consistem em termos autorizados em bases de dados. Assim, nem todas as palavras-chave indicadas pelo usuário poderão constar na ficha catalográfica.

ISBN- Número de livro padrão internacional
Para solicitar o ISBN, acesse o site da Agência Brasileira do ISBN: http://www.isbn.bn.br/website/

ISSN-Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas
Para solicitar o ISSN, acesse o site do Centro Brasileiro do ISSN: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/centro-brasileiro-do-issn