Catalogação da Publicação

Ficha Catalográfica

É uma ficha que contém as informações bibliográficas (autor, título, local de publicação, editora, assuntos e etc) necessárias para identificação da obra. A ficha catalográfica da obra (TCCs, dissertações, teses) deve constar no verso da folha de rosto contida num retângulo de aproximadamente 12,5 x 7,5 cm formatado.

Graduação

Para a confecção da ficha catalográfica, o usuário precisa preencher os campos disponíveis no formulário com os dados do TCCs. O programa fará a ordenação e formatação correta dos dados, apresentando a ficha finalizada e normalizada, em um arquivo PDF, disponível para download e ou impressão de imediato. Faça sua ficha catalográfica – Aqui!

O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica para TCCs foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades dos discentes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Termo de Autorização TCC

Regulamento de Conclusao de Curso da Uncisal

OBs.: Entregar o Termo de Autorização impresso e assinado, junto com o TCC em formato PDF no suporte CD ou DVD, à Coordenação do Curso que o mesmo entrará em contato com a Biblioteca Central.

 

Pós-Graduação (dissertações, teses, livros e periódicos)

 

Para solicitação da ficha catalográfica de dissertações, teses, livros e periódicos o interessado deverá encaminhar o arquivo do formulário preenchido para o e-mail: biblioteca@uncisal.edu.br, com uma (01) semana de antecedência. Anexar arquivos. A ficha catalográfica será enviada para o e-mail do solicitante, respeitando a ordem de solicitação e a demanda. *Comunidade Acadêmica UNCISAL

Termo de Autorização Tese, Dissertação.

Formulário para solicitação de cópias de teses/dissertações (anexar resumo);

formulário para livros e outras publicações (anexar folha de rosto, apresentação e sumário);

formulário para periódico (revista) (anexar folha de rosto, apresentação e sumário).

 

Prazo e forma de entrega

A ficha catalográfica para TCCs será enviada para o e-mail do solicitante no prazo mínimo de 05 dias úteis, a contar da data de solicitação, respeitando a ordem de solicitação e a demanda. No caso de o assunto da ficha catalográfica ser considerado de difícil análise, e sendo necessária a sua associação com outros assuntos relacionados na Tabela de Classificação (CDU), o envio da mesma poderá ultrapassar o prazo em até no máximo de 10 dias úteis.

  • o preenchimento incompleto do formulário de solicitação impossibilitará a confecção da ficha catalográfica.
  • os formulários de solicitação com as informações técnicas utilizadas para a elaboração das fichas catalográficas não permanecerão arquivados para uma posterior utilização.

 

Informações importantes

Em uma publicação, o último item a ser providenciado é a ficha catalográfica, uma vez que nela devem constar os dados de identificação da obra. A catalogação na publicação é elaborada por um profissional bibliotecário, de acordo com os padrões estabelecidos no Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) vigente e na Norma brasileira NBR 12.899 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Já as palavras-chave que compõem a ficha catalográfica são assuntos, definidos a partir de um vocabulário controlado, que têm o objetivo de permitir o uso de terminologia comum para pesquisa em bibliotecas, proporcionando um meio consistente e único para a recuperação da informação. No formulário, o usuário preenche sugestões de palavras-chave (assuntos), definidos em linguagem natural, que o bibliotecário converte em linguagem controlada, que consistem em termos autorizados em bases de dados. Assim, nem todas as palavras-chave indicadas pelo usuário poderão constar na ficha catalográfica.

ISBN- Número de livro padrão internacional
Para solicitar o ISBN, acesse o site da Agência Brasileira do ISBN: http://www.isbn.bn.br/website/

ISSN-Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas
Para solicitar o ISSN, acesse o site do Centro Brasileiro do ISSN: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/centro-brasileiro-do-issn